Voos diretos duram, em média, 0h 40min.
Voos diretos disponíveis 7 dias por semana.
Voos diretos: Wizz Air (W6), SAS (SK), Norwegian Air Shuttle (DY).
Idioma oficial: Norueguês
Fuso horário: UTC+2
(verão),
UTC+1
(inverno)
Moeda: Coroa norueguesa (NOK)
Em 1904, a cidade construída principalmente em madeira foi quase totalmente destruída pelo fogo. Embora tenha sido um dos maiores incêndios da história da Noruega, apenas uma pessoa morreu nele.
O vocalista da banda Sun Kill Moon, Mark Kozelak, escreveu uma música inspirada em Alesund. Saiu no álbum "Admiral Fell Promises".
Entre os fiordes localizados perto de Alesund, existe uma verdadeira pérola – o fiorde do Geiranger, que foi incluído na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.
Alesund é uma cidade portuária situada na costa oeste da Noruega. É espalhada por ilhas e uma península, na boca de alguns fiordes. No início do século XIX, a população da cidade era de 300 pessoas, enquanto no final do século - mais de 8 mil. Esse crescimento rápido foi facilitado pela sua localização conveniente, que permitiu o auge da pesca, focado principalmente no bacalhau.
Hoje em dia, a cidade ainda permanece no topo da indústria norueguesa de pesca e processamento de peixe. É um lugar pequeno habitado por mais de 40 mil pessoas, e é um destino turístico muito interessante.
A cidade é construída em um estilo coerente, devido ao fato de que quase todos os edifícios foram erguidos durante alguns anos no início do século 20, após um incêndio massivo. Sua arquitetura Art Nouveau tem trazido muitos entusiastas do estilo. Alesund faz parte da organização das cidades secesionistas "Réseau Art Nouveau Network" entre Barcelona e Budapeste. Se você deseja saber mais sobre a arquitetura intrigante da cidade ou o próprio estilo Art Nouveau - visite o Centro de Secessão Jugendstilsenteret.
Alesund é um ótimo lugar para os amantes da natureza, pois, lá, montanhas deslumbrantes se encontram com as águas sem fim do Mar da Noruega. É uma ótima área de ecoturismo e turismo de aventura, como esqui ou caminhadas nas montanhas até as espreguiçadeiras que oferecem vistas excelentes.
A parte mais antiga da cidade está localizada no final de uma ilha, o que resulta em uma ótima combinação de um panorama marítimo e arquitetura secessionista. Nas proximidades, há Atlanterhavsparken, um dos maiores aquários de água salgada em toda a Escandinávia, que serve como a principal atração turística da região. Alesund não é uma típica cidade norueguesa, e é por isso que visitá-la pode ser muito gratificante.