Idioma oficial: Turco
Fuso horário: UTC +3
Moeda: Lira turca (TRY)
O nome da cidade teve mudanças ao longo dos séculos. Primeiro foi Iconium, depois Claudioconium e Colonia Aelia Hadriana. O nome atual está em vigor desde o século XII.
O símbolo de Konya, que é a ordem dos Dervixes Rodopiantes, é caracterizado por um tipo específico de meditação. Seus membros oram enquanto giram.
Konya é famosa por doces, especialmente cezerye, que é um bolo de gelatina de fatias finas de cenouras caramelizadas com nozes, frutas secas e pedaços de coco.
Konya é uma cidade turca situada na borda sul do planalto central da Anatólia. Esse grande centro urbano conecta a maravilhosa tradição e a impressionante cultura de muitos séculos com a modernidade. Além disso, em torno da cidade se estendem paisagens belíssimas, o que torna Konya um lugar que vale a pena ficar mais tempo.
Os achados arqueológicos mostram que a região da atual província de Konya já era habitada por volta de 3.000 anos a.C. A história da cidade está cheia de conquistas: reinado de hititas, ataque de frígios e persas, incorporação ao estado de Alexandre o Grande, o Império Romano e o Império Bizantino. Sob o reinado do Império Seljúcida, a cidade foi elevada ao status de capital do Império: estava se desenvolvendo esplendidamente, passando no século XII pela era de ouro de seus tempos. Mais tarde, terminou sob o reinado do Império Otomano. Que atrações oferece aos turistas?
Entre os passeios pela região valem a pena partir de uma viagem até os lagos próximos, dos quais os mais bonitos são: um salgado Tuz Gölü e o maior lago de água doce da Turquia - Beyşehir. A mais recente é uma parte do parque nacional, que atrai a cada ano milhares de visitantes, tanto amantes de banhos de sol, quanto de esportes aquáticos. O símbolo de Konya é um tekke complexo, rodeado por jardins de rosas, entre os quais há um túmulo de Rumi - o fundador da Ordem Mevlevi, também conhecido como os Dervishes Rodopiantes. Você deve ver também madrasas de Karatay e İnce Minareli, em que hoje estão situadas exposições de arte medieval. Você pode passar o tempo nos museus arqueológicos e etnográficos, que têm rica coleção, bem ver mesquitas monumentais.
Quais são os sabores da cidade? Especialidades da cozinha regional são, entre outros, etli ekmek, que é uma torta assada com carne picada, pimenta, cebola e tomate, bem como tirit, que é um prato à base de arroz e legumes ou sopa tavuk suyu feita de tomate e caldo com adição de frango e macarrão. Dos doces vale a pena saborear pişmaniye (algodão doce de farinha e açúcar). Onde comer? Recomendamos os restaurantes Konak Konya Mutfağı e Somatçi.