Idioma oficial: Persa
Fuso horário: UTC+4.5
(verão),
UTC+3.5
(inverno)
Moeda: Rial iraniano (IRR)
40 quilômetros ao sul de Tabriz, a cidade de Kandovan é encontrada. Vale a pena ver as casas esculpidas na rocha, que ainda têm funções residenciais.
Aproximadamente 200 km da cidade, o forte Babak está localizado. No topo da montanha a uma altitude de 2.700 m acima do nível do mar, causa uma impressão incrível. Prepare-se para uma caminhada de duas horas e belas paisagens.
Aproximadamente 100 km a oeste da cidade, no Lago Urmia, existe a maior concentração na área de fontes termais curativas ricas em fósforo.
Localizada no noroeste do Irã, no rio Talkheh, Tabriz é a capital da província do Azerbaijão Oriental. Com quase um milhão e meio de habitantes, é a quarta maior cidade do país. Apesar da grande multidão e pressa, você pode encontrar muitas hortaliças, excelente gastronomia e uma atmosfera amigável.
Embora através dos séculos Tabriz tenha sido destruída muitas vezes pelos terremotos que assombram a região, os restos da antiga glória ainda podem ser vistos na cidade. Entre os monumentos que você deve ver está a Mesquita Azul, cuja parte mais antiga é a entrada de Ivan de 1465. Uma impressão surpreendente sobre os visitantes é causada pelo interior do templo, forrado com maravilhosas cerâmicas azuis. Também vale a pena visitar a mesquita Ali Shah do século XIV, que no século XIX se tornou uma cidadela urbana.
A oportunidade de conhecer melhor a cidade traz também uma visita ao bazar (Bāzār-e Tabriz), que opera no mesmo lugar há mais de 700 anos. É descrito como um dos mais antigos do Oriente Médio e, também, o maior mercado coberto do mundo. A beleza de sua arquitetura única e atmosfera é confirmada pelo fato de que em 2010 foi colocada na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO. Vale a pena saber que consiste em vários bazares menores, por exemplo, o Amir Bazaar (ouro e joalharia) e o Mozzafarieh (tapetes). Ao procurar refresco, vale a pena ir a um dos 132 parques (incluindo quatro urbanos), como El Goli, com uma lagoa artificial e restaurantes.
O que comer em Tabriz? Recomendamos pratos típicos dessa região, tais como: Aash (caldo com macarrão, legumes e especiarias orientais), Abgoosht (sopa de carneiro e grão), Chelow kabab (carne grelhada servida com tomates e arroz), Dolma (recheada com carne, ervilhas) e ervas, beringelas, tomates, pimentos e courgettes), bem como Tabriz köfte (almôndegas de carne, arroz e legumes). Onde comer? Se você está procurando por uma cozinha genuína, é melhor escolher lugares onde os locais comem, por exemplo, bazar ou bares nas ruas. Recomendamos, entre outros, Haj Ali Chelokababi, Jalali Sardrod ou Vahid.