Idioma oficial: Búlgaro
Fuso horário: UTC+3
(verão),
UTC+2
(inverno)
Moeda: Lev (BGN)
Varna é famosa pela alta qualidade dos vinhos que produz. Existem muitos restaurantes tradicionais na cidade, onde você pode desfrutar do prazer da cozinha búlgara.
Em 1972, uma necrópole do final do século V a.C. foi descoberta em Varna. Descobriu-se o tesouro dourado mais antigo do mundo! Os antigos achados podem ser vistos hoje no Museu Arqueológico de Varna - uma das maiores atrações para os turistas do museu.
Um dos símbolos de Varna é o Dolphinarium. Este é o lar de alguns dos animais mais inteligentes do planeta - os golfinhos, que mostrarão suas incríveis performances por apenas €13 no verão.
A terceira maior cidade, a chamada capital do verão da Bulgária, é a mais bela e cosmopolita da costa do Mar Negro. A combinação do porto, do oceano e da cidade do resort torna-a realmente atraente para alguns dias de estadia.
Ainda existem testemunhos das ocupações das terras que existiram desde a antiguidade. Gregos, trácios, macedônios e romanos passaram pela cidade, a qual sempre preservou sua independência e foi, assim, um centro comercial, cultural e educacional. Aqui você encontra o mais antigo tesouro dourado do mundo, bem como o maior banho romano (construções que datam do século II d.C.) da Península dos Balcãs.
Varna tem uma história intrigante, mas ao mesmo tempo é uma cidade moderna com um visual agradável e atual, com uma ampla zona para pedestres, um enorme jardim marinho onde você pode passar horas e uma longa praia onde você pode relaxar nos dias de verão ensolarados . Há também muitas fontes minerais na área.
Varna também é um ponto de partida para os famosos resorts do Mar Negro como St. Konstantin e Elena, Sunny Day, Areias douradas, Albena, Balchik e Kavarna ao norte, Shkorpilovtsi e Obzor ao sul.
No verão, a cidade literalmente não adormece. Clubes, bares e restaurantes estão disponíveis para locais e turistas durante todo o dia, e a escolha é excelente - para todos os gostos a preços muito acessíveis. A cidade é o lar de eventos culturais de vários tipos - concertos, festivais, exposições, ópera, teatro, cinema, etc.