Idioma oficial: Árabe, Curdo
Fuso horário: UTC +3
Moeda: Dinar iraquiano (IQD)
Embora não seja obrigatório manter um visto enquanto viaja para o Iraque, vale a pena obter um.
Erbil, Irbil, Arbil e Hawler - esses nomes todos se referem à mesma cidade e é provável que você os ouça enquanto estiver hospedado (a) na capital do Curdistão.
Ainda hoje, na região do Curdistão iraquiano, há seguidores do zoroastrismo, uma religião monoteísta da qual se acreditava que o judaísmo e o cristianismo nasceram.
Erbil é a capital da região autônoma do Curdistão. Tendo sobrevivido a duros anos de guerra que ocorreram em todo o país, finalmente recupera seu antigo esplendor. Saiba mais sobre essa cidade próspera, segura, rica e extraordinariamente hospitaleira.
A área do Curdistão de hoje em dia é considerada pelos arqueólogos como o berço da civilização; os cristãos acreditam que os Três Reis Magos partiram de lá para Belém. Apesar desse impressionante patrimônio histórico, o Curdistão não possui inúmeros monumentos perfeitamente mantidos para visitar. No centro da cidade, você encontrará o edifício mais antigo e mais precioso que remonta a 6000 a.C. - a cidadela. Infelizmente, a maioria da estruturas não está disponível para o turismo devido à sua má condição. Você pode visitar apenas dois edifícios reconstruídos, graças aos quais o monumento provavelmente será inscrito na Lista de Patrimônio Mundial da UNESCO.
Você encontrará a Grande Mesquita em uma condição muito melhor. Ele encanta todos os visitantes com suas dimensões e decoração. Você também deve considerar ir ao Museu da Civilização para ver exposições antigas e extremamente preciosas que remontam até 5000 a.C. Entre no parque Minare ou Rahmani para ver fontes e lagoas. Em dias não úteis, você certamente encontrará curdos fazendo piqueniques lá.
O que comer no Curdistão? Acima de tudo: dolma - um prato de folhas de videira recheadas com carne picada, arroz e cebola, e cozidos em tomates, berinjelas e pimenta. Você também deve obter um sabor de biryani delicioso - feito de carne de aves picadas e carne de cordeiro, arroz, batatas, amêndoas e passas. Os pratos principais geralmente são servidos com pão naan fino. Quando se trata de alimentos de rua, certifique-se de provar kubba, arroz e bolacha e kebabs (servidos ali provavelmente devido à proximidade da Turquia) que acompanham Ayran, uma bebida salgada feita de iogurte e água. E se você gosta de doces, peça kulicha - bolos de levedura recheados com driptyls e nozes.